Glossário de Termos

De SmitePédia-A enciclopédia brasileira de Smite
Ir para: navegação, pesquisa

Modos de Jogo

  • Arena
    • Uma grande arena 5vs5 sem rotas, porém com campos de buff. Cada time inicia o jogo com 500 pontos e deve zerar a pontuação do adversário.
  • Assalto
    • Um mapa 5vs5 com apenas uma rota e sem campos de buff. Todos os deuses são selecionados aleatoriamente, com a possibilidade de re-sortear uma vez ou trocar entre os companheiros de equipe. O objetivo é destruir as estruturas e, então o Titã inimigo.
  • Cerco
    • Um grande mapa 4vs4 com duas rotas e uma grande selva entre rotas. O objetivo é destruir as defesas inimigas e então, destruir com Titã com ajuda de suas Jaganatas de Cerco.
  • Conquista
    • A modalidade padrão do jogo. Um grande mapa 5vs5 contendo três rotas e uma selva épica. O objetivo central é destruir o Titã inimigo.
  • Justa(3vs3)
    • Um mapa 3vs3 contendo apenas uma rota central e uma selva com campos de buffs nas laterais. O objetivo é destruir as estruturas e, por fim o Titã inimigo.
  • Partida do dia
    • É um modo especial do Smite que muda diariamente.

Classes

  • Assassino
    • São deuses focados em ataque, causando uma grande quantidade de dano físico em pouco tempo. Possuem ótima mobilidade, boa velocidade de ataque, e costumam ter habilidades que auxiliam nisso. Entretanto, eles também possuem uma defesa mais fraca, precisando contar com sua capacidade de entrar e sair rapidamente de um confronto, normalmente para finalizar algum inimigo e depois fugir para a segurança. Normalmente, atuam na selva realizando "ganks" para ajudar o time.
  • Caçador
    • São deuses que causam enormes quantidades de dano no “end game”. Podem causar grande dano à longa distância quando estão com seu nível maximizado e totalmente equipados. Caçadores são capazes de causar muito dano com seus ataques básicos, contando com suas habilidades muitas vezes para finalização, controle e mobilidade, mas sem depender delas para causar a maior parte do dano. Possuem pouca defesa e vida, por isso precisam saber se posicionar bem com o auxílio do Guardião, aproveitando seu alcance para atacar os inimigos de longe.
  • Guardião
    • São os deuses focados em defesa. Resistem a grandes quantidades de dano com sua build e são ótimos para ajudar os aliados a derrubar objetivos e vencer as “teamfights”. Normalmente, não causam tanto dano quanto as outras classes por ter uma build focada em proteção. Guardiões costumam ter boas habilidades de “controle”, que servem para atrasar ou deter o avanço dos inimigos.
  • Guerreiro
    • São deuses que lutam no corpo a corpo, causando dano físico. Dependendo de sua build, podem atuar como Guardiões ou Assassinos durante uma partida. Seus danos e defesas estão em uma margem entre Assassinos e Guardiões, sendo equilibrados. Geralmente são os que iniciam uma "teamfight".
  • Mago
    • São a principal fonte de dano mágico do time. Seus ataques costumam ser de longo alcance e área e utilizados para levar facilmente uma onda de lacaios ou um inimigo com pouco HP. Suas "ultimates" estão entre as mais poderosas do jogo, podendo atingir mais de um inimigo por vez e causando dano massivo. Vários magos também possuem habilidades de suporte, podendo curar a si mesmo seus aliados ou deixá-los imunes a dano e controle. Os contras, são sua defesa baixa e possuírem menos vida, podendo morrer mais facilmente.

Selva

  • Fúrias
    • São campos para "farm" de XP e gold encontrados em 4 lugares do mapa, apenas no modo Conquista. São compostos por duas fúrias pequenas e uma grande.
  • Fúrias centrais
    • São campos para "farm" de XP e gold encontrados um em cada lado da rota central, apenas no modo Conquista. São compostos por duas fúrias grandes.
  • Damage camp / Red
    • Bônus de dano encontrado em dois lugares da selva. É protegido por 2 trolls menores e 1 troll maior que carrega a buff. Concede a quem o pega +20% de Poder físico e mágico, +10 de Poder mágico +5 de Poder físico. Tem duração de 240 segundos.
  • Mana camp / Blue
    • Bônus de mana encontrado na selva. É protegido por 2 trolls menores e 1 troll maior que carrega a buff. Concede a quem o pega +5 mana por segundo e +10% de redução de intervalo. Tem duração de 240 segundos.
  • Speed camp / Yellow
    • Bônus de velocidade encontrado na selva. É protegido por 2 trolls menores e 1 troll maior que carrega a buff. Concede a quem o pega +20% de Velocidade de movimento e +10% de Cadência. Tem duração de 240 segundos.
  • Erínia dourada
    • Conhecida como Golden Fury ou GF. É encontrada somente em Conquista, no centro da selva, espelhada com o Fire Giant. É uma fúria em versão muito mais poderosa. Concede a todo o time que matá-la 300 de gold e 200 de XP.
  • Gigante de fogo
    • Conhecido como Fire Giant ou FG. É encontrado somente em Conquista, no centro da selva, espelhado com a Golden Fury. É o monstro mais forte da selva. Confere a todo o time que o matou: 150 de gold, 200 de XP e o buff do Gigante de Fogo, que concede +70 de Poder mágico, +50 de Poder físico, +4% de HP5, +2% de MP5 e +20% de Dano contra estruturas (torres e fênix).

Em jogo

A

  • ADC
    • Attack Damage Carry. De modo geral, refere-se aos personagens que empurram as rotas com objetivo centrado em destruir as estruturas adversárias. São representados, geralmente, pela classe dos Caçadores.
  • AFK
    • Away From Keyboard. Usado para dizer que alguém não está presente no jogo ou não está se movendo. EX: “A Hela do time adversário está parada, deve estar AFK”.

B

  • BAN
    • Banimento. Em partidas competitivas, cada time pode impedir que os jogadores da partida dêem "pick" no deus, banindo o mesmo.
  • Blinkar
    • Utilizar o item Piscar(blink e derivados) para se adiantar em meio aos inimigos e realizar um ataque surpresa.
  • Buff
    • Bônus recolhido ao decorrer do jogo para o deus, como dano, mana ou velocidade. Pode significar também melhorias aplicadas fora do jogo. EX: "Fiquei feliz com o buff que a Aracne recebeu, ela estava precisando".
  • Build
    • O conjunto de itens que você compra ao decorrer do jogo.

C

  • Cadência
    • Velocidade de ataque, ou quantas vezes seu deus pode atacar por segundo. O limite é de 2,5 ataques por segundo.
  • CC
    • Crowd Control, ou Controle. Efeitos de "debuff", como slow, stun e silence. Separa-se entre Hard CC, que são os efeitos mais “pesados” e que os impedem de se mover ou de utilizar habilidades, como empurrões, arremessos, atordoamentos, silenciamentos, medo etc. E Soft CC que são os efeitos que apenas reduzem a efetividade das ações do inimigo, como lentidão, enfraquecimento e cegueira.
  • Cooldown
    • Tempo de Recarga de habilidades. Pode ser reduzido em até 40% com itens.
  • Crítico
    • Danos críticos causam um dano 100% acima do normal e só podem acontecer usando ataques básicos, salvo poucas exceções.

D

  • DC
    • Disconect. Quando um player se desconecta da partida.
  • Deicide
    • Deicídio. Quando o seu time elimina todos os deuses do time inimigo e não resta nenhum vivo.
  • Desertor
    • Penalidade recebida ao abandonar lobby de partidas ou partidas em andamento até o seu término.
  • Dive
    • Invadir a área de uma torre inimiga para atacá-la ou atacar um deus nesta área.
  • DND
    • Do not disturb. Modo "Não pertube" em que você não pode ser convidado para partidas.
  • Duo lane
    • Rota longa, onde as torres do seu time e do inimigo são afastadas. Normalmente, quem atua nela são um Guardião e um ADC.

E

  • ELO
    • Pontos ganhos em partidas da Liga.

F

  • Farm
    • Farmar, significa matar lacaios e campos da selva para aumentar seu Gold e XP.
  • Feed
    • Morrer várias vezes para um inimigo (feedar). Ou seja, morrer para o seu inimigo, por um simples erro da sua parte e assim, deixá-lo evoluir mais que todos os outros, ficando normalmente OP para o resto do seu time.
  • Fire Giant
    • Gigante de Fogo. Monstro mais poderoso da selva que proporciona um buff fortíssimo de dano e sustância.
  • First Blood
    • Primeira kill. Quando um jogador realiza a primeira execução de um deus da partida.

G

  • Gank
    • Emboscar. Quando um aliado sai de sua lane original ou de sua posição apenas para ajudar a matar um inimigo em outra lane possibilitando ao seu aliado que avance no jogo.
  • Global
    • Algo que atinge um time inteiro ou tem grande presença no mapa inteiro quando usado. Exemplos são as Supremas de deus como Neith e Nu Wa.
  • Gold
    • Dinheiro utilizado in-game durante a partida para comprar itens da sua build.
  • Gold Fury
    • Erínia Dourada. Monstro forte da selva que concede ouro para cada jogador do seu time quando seu time a elimina.
  • Good game
    • Bom jogo. Pode significar “boa partida” ou suspeita de que o fim da partida está próximo. EX: “Conseguimos um deicídio e estamos com o bônus do gigante de fogo, GG.”

H

  • HoG
    • Hand of the Gods. Ativo que dá dano em lacaios inimigos e monstros neutros. Muito comprado por supports, junglers e às vezes solo laners. Seu último nível permite finalizar os monstros mais fortes da selva facilmente.
  • HP
    • Health points. São os pontos de vida do jogador.
  • HP5
    • Health per 5 seconds. Itens de HP5 aumentam o ganho de vida a cada 5 segundos.

J

  • Jungle
    • Selva do jogo. Espaço entre as rotas repleto de acampamentos neutros que, quando eliminados, dão ouro, experiência e/ou buffs.
  • Jungler
    • Jogador que atua na selva e realizando Gank em lanes.Se especializam em partir para cima dos oponentes de surpresa, surgindo da Selva para atacá-los quando estes estiverem distraídos ou para finalizar deuses feridos. Se responsabilizam em coletar buffs e campos de XP para si ou para o time.

K

  • Kill
    • Matar. Quando um jogador é morto.
  • Knockback
    • Tipo de controle forte que empurra o jogador para cima ou para a direção do golpe que o atingiu. Removível com purificação.
  • KS
    • Kill Steal. Roubar uma kill de algum jogador.

L

  • Lacaios
    • Minions. São simplesmente as unidades do jogo que não são jogadores e estão na lane. Podem ser aliados, inimigos ou neutros(no caso Camps).
  • Lane
    • Rotas. Caminhos principais que ligam a base aliada a base inimiga.
  • Lifesteal
    • Roubo de Vida. Permite recuperar vida baseada no dano que você causa com ataques básicos e também com habilidades.

M

  • Match Making
    • O sistema responsável pela criação de partidas, reunindo e agrupando jogadores de ELOs, níveis e maestria semelhantes ou o mais próximas possíveis.
  • Mid lane
    • Rota do meio. Os deuses que normalmente são mandados para cá são magos com boa sustância ou limpa.
  • MP
    • Mana points. Pontos de mana consumidos para usar habilidades.
  • MP5
    • Mana per 5 seconds. Itens de MP5 aumentam o ganho de mana a cada 5 segundos.

N

  • Nerf
    • Redução de poder ou efetividade em algum deus ou item (Oposto de buff). Ex: "Finalmente nerfaram o Mercúrio".

O

  • OP
    • Overpower. Muito forte, mais forte que o habitual e/ou exageradamente mais forte, que desbalanceia o jogo.

P

  • Passiva
    • Habilidade que toda divindade tem ou o efeito extra que itens em níveis superiores dão. Ex: “A passiva do Odin era muito boa, mas foi nerfada.” “A passiva da Qins é fantástica, pena que o item é caro”.
  • Penetration
    • Penetração de dano. Atributo que ignora a defesa do adversário.
  • Pull
    • Arremesso. Tipo de controle que arremessa o inimigo na direção de que o usuário veio.

R

  • Root
    • Enraizamento. Tipo de controle que impede movimentação e uso de habilidades de movimento. Pode ser removido com purificação.

S

  • Silence
    • Silêncio. Tipo de controle leve que impossibilita o uso de habilidades e ativos. Pode ser cancelado com purificação.
  • Skill
    • Se refere as habilidades de cada deus, mas pode se referir também à habilidade mecânica do jogador.
  • Slow
    • Lentidão. Tipo de controle leve que diminui a velocidade do deus afetado. Pode ser cancelado com purificação.
  • Solo lane
    • Rota mais curta onde as torres do seu time e do inimigo são próximas. Diferentemente da duo lane, apenas um deus cuida dela.
  • Split Push
    • Pushar, significa apenas avançar uma linha com objetivo de quebrar torres.
  • Stack
    • Estocar. Alguns itens e alguns deuses necessitam matar os lacaios ou deuses inimigos para ganhar algum buff em seus itens ou em sua passiva.
  • Stun
    • Atordoamento. Refere-se a um tipo de controle pesado que impossibilita movimento ou ataque até o fim da duração do efeito. Pode ser cancelado com purificação.
  • Support
    • Deus que desempenha a função de auxiliar o time. Às vezes é preferível que apenas aplique dano no inimigo, mas deixe o kill para um ADC, por exemplo. Geralmente é um Tanker ou Healer.
  • Sustain
    • Sustância. Deuses com muita sustância, como Ísis ou Hela, conseguem se manter numa rota por muito tempo.

T

  • Tanker
    • Deuses com builds voltadas para defesa e suporte. Geralmente são representados pela classe dos Guardiões.
  • Taunt
    • Provocação. Tipo de controle pesado que força os inimigos afetados a atacarem o usuário. Pode ser removido com purificação.
  • Teamfight
    • Batalha realizada entre os times, uma teamfight é na maioria das vezes onde se decide o jogo, é a parte que exige a melhor atuação dos jogadores.

U

  • Ult
    • Ultimate ou Suprema. Quarta habilidade ou habilidade suprema de cada deus. A grande maioria tem um cooldown bem alto, mas há exceções, como o ult da Hela, da Aracne e do Uller.

W

  • Wave
    • “Onda” de seis ou sete lacaios que surgem a cada trinta segundos para ajudar no "farm" e avançar sua lane, derrubando torres.