Criando um Artigo

De SmitePédia-A enciclopédia brasileira de Smite
Ir para: navegação, pesquisa
Artigo em Construção


Como criar

Existem vários métodos para criar uma página:

  • A partir de uma ligação (link) a vermelho. Existem artigos na Wikipédia em que o texto contém algumas ligações a vermelho, indicando que o artigo não existe, e são semelhantes a Exemplo de título de artigo (note que este exemplo não é uma ligação funcional, para que não criem acidentalmente um artigo com este título). Ao clicar numa ligação a vermelho, irá a uma nova página na qual pode começar a editar, mas confirme antes se o título está correcto.
  • A partir de uma pesquisa. Escreva no campo "busca" (lado direito da página) o título do artigo e clique na lupa ou aperte "enter". Se aparecer um artigo já existente, edite-o. Se aparecer uma listagem de artigos, verifique se não existe um semelhante para editar, caso contrário clique na ligação a vermelho onde diz: Não existe uma página com o título "nome do artigo". Pode criar esta página.
  • A partir da barra de endereço do seu navegador (browser) . Digite na barra de endereço:
    http://pt.wikipedia.org/wiki/nome do artigo
    substituindo nome do artigo pelo título do artigo a criar. Se o endereço que introduziu o conduzir a um artigo já existente, pode editar esse mesmo artigo. Caso contrário, aparece a seguinte mensagem: "A Wikipédia não tem um artigo com este nome". Clique então na aba "editar" para introduzir dados no artigo.
  • A partir do campo de criação de artigo. Introduza o título do artigo no campo que se segue e clique no botão "<createarticle>". Se já existir um artigo com esse nome, irá ter a esse artigo em modo de edição.


Ao editar o artigo

Ao utilizar um dos métodos anteriores e caso o artigo não exista, surge uma página com o texto: "Seguiu uma hiperligação para um artigo que ainda não existe. Para criá-lo, escreva o seu conteúdo na caixa de edição abaixo:"

  1. Introduza o texto na caixa de edição.
  2. Quando acabar, clique no botão "mostrar previsão" para verificar se a página aparece correctamente. Note que é apenas uma previsão e a informação ainda não está gravada, permitindo corrigir ou acrescentar mais informação na caixa de edição abaixo da previsão. Utilize o botão "mostrar previsão" quantas vezes forem necessárias. Caso contrário, se fizer muitas edições e gravá-las, aparecerão todas no histórico, o que não é prático. Se possível, coloque também categorias no artigo e ligações interlinguísticas.
  3. Por fim, clique em "salvar página". O artigo está criado e visível a outras pessoas.

Se tiver dúvidas sobre os botões presentes na caixa de edição consulte Funções disponíveis ao editar uma página.

Depois de criar o artigo

  • Verifique se o artigo tem afluentes. Se criar um artigo através do primeiro método (a partir de uma ligação a vermelho), não precisa necessariamente de verificar, pois esse artigo terá pelo menos um afluente, ou seja, uma ligação para ele. Se for com outros métodos, o artigo criado poderá não ter nenhum outro que aponte para esse. Chama-se a isso um artigo órfão. Para verificar, aceda ao artigo criado e clique na barra lateral esquerda, em Artigos afluentes. Se não existir nenhum afluente, pode criá-los. Exemplo: cria o artigo "Reciclagem" e ao verificar os "Artigos afluentes" para esse artigo, não aparece nenhum. Pode então ir ao artigo "Ecologia" em que refira a palavra "reciclagem", editar, e fazer uma ligação na palavra assim: [[reciclagem]] para que apareça uma ligação assim: reciclagem. Depois disso o artigo "reciclagem" terá o afluente "Ecologia". Veja também Ligação interna.

Problemas e soluções

As indicações seguintes poderão não ser a solução ideal para todos os casos.

  • Já existe um artigo com determinado título, como faço para criar um com esse título, mas sobre outro assunto? É necessário fazer uma desambiguação. Veja por exemplo, o artigo Apollo com vários significados descritos nessa página e com ligações para as páginas específicas de cada um.
  • Criei uma página com o título errado. Caso seja um título com erros ortográficos ou um título com caracteres estranhos (por exemplo "a%C3úcar" ou "assucar"), mova a página para o título correcto. Dessa forma, toda a informação é movida para o novo artigo com o título correcto e a que tem o título errado ficará automaticamente com um redireccionamento para a correcta. De seguida, coloque a página com o título errado para eliminação rápida. Note que, caso seja errado, mas um erro comum (por exemplo açucar), em que seja provável as pessoas procurem o artigo com esse nome errado, não precisa propor esse artigo para eliminação.
  • Criei um artigo e descobri que existe outro sobre o mesmo assunto. Identifique qual o nome dos artigos obedece à convenção de nomenclatura. De seguida, elabore um texto com base em ambos, para que o artigo final tenha a informação completa. Não deve simplesmente copiar de um, colar no outro e gravar (salvar) sem tratar do texto, pois dessa forma o artigo final poderá não fazer sentido. Por fim, grave a informação no artigo correcto e faça um redireccionamento no artigo que tem o nome errado, ou menos comum, para o primeiro. Caso tenha dúvidas se ambos os artigos devem ser "unidos" ou não, recorra à fusão para saber a opinião da comunidade.
  • Criei um artigo e, ao fazer uma pesquisa, ele não aparece. O motor de busca da Wikipédia utiliza uma base de dados indexada dos artigos que é actualizada regularmente, mas não em tempo real (por questões de desempenho dos servidores). Por essa razão, pode demorar algum tempo a aparecer nas pesquisas. Se quiser ver o artigo escreva na barra de endereço do navegador: http://pt.wikipedia.org/wiki/nome do artigo
    substituindo nome do artigo pelo título exacto do artigo que criou. Caso seja um utilizador registado, clique no botão "minhas contribuições" (lado superior das páginas) e encontrará uma lista com as suas edições, incluindo o artigo criado.