Conquest

De SmitePédia-A enciclopédia brasileira de Smite
Ir para: navegação, pesquisa
 Este artigo está desatualizado, ajude-nos a deixa-lo as informações mais atuais.

Conquista/Conquest é o modo de jogo mais tradicional do Smite e o mais popular entre os MOBA. O objetivo principal deste modo é invadir a base inimiga e destruir o Titã inimigo. Os jogos podem ser realizados em três categorias: Casual, Pré-made com equipes de 5 jogadores e Liga, que são partidas competitivas.



Conquest Banner.png


Características

  • Jogadores por time: 5.
  • Tempo Médio de Partida: 30 Minutos.
  • Objetivo Principal: Destruir o Titã Inimigo.
  • Numero máximo de jogadores em Party (Grupo fechado):
    • Casual: Somente Party de até 3 jogadores.
    • Pré Made: Somente Party de 5 jogadores.
    • Liga/League: Modo competitivo, não é permitida a formação de party.

Elementos do Modo

Estruturas

Titã
O Titã é a principal estrutura do jogo. O objetivo central da partida é destruir o Titã inimigo, antes que destruam o aliado. Para destruir o Titã é necessário que ao menos uma Fênix seja destruída. O Titã enfraquece à medida que Fênix e Torres forem destruídas. Em níveis superiores, o Titã pode ser facilmente destruído por uma ou duas divindades atacando ele com a ajuda de lacaios.
Torres
As Torres são estruturas que defendem uma rota, existindo duas em cada rota. As Torres atacam qualquer divindade ou lacaios que entrem em seu campo de ataque, mudando a prioridade de ataque sempre que um deus inimigo atacar um deus de seu time. As Torres só podem ser destruídas de maneira progressiva. Assim, a segunda Torre de cada rota só pode ser levada caso a primeira torre daquela rota seja destruída.
Fênix
As Fênix são as últimas estruturas de defesa, existindo apenas uma por rota. Assim como as Torres, atacam qualquer inimigo que entre em sua área de ataque, seja divindade ou lacaio. Quando seu time destrói uma Fênix de determinada rota, esta lane ganhará o benefício em que os seus Lacaios se tornarão Lacaios de Fogo, que são muito mais fortes. Após um período de 3 minutos, a Fênix irá renascer e também se regenerar aos poucos e, os Lacaios de fogo desta rota irão se tornar lacaios tradicionais novamente. A Fênix de cada rota só pode ser destruída se todas as Torres dessa mesma rota forem destruídas anteriormente.
Jungle/Selva
A selva é toda a área entre as rotas que permite aos jogadores mudarem de lane rapidamente para realizar um Gank e ajudar algum companheiro de equipe. Na selva, pode-se encontrar Campos de XP, Buffs, a Erínia Dourada e o Gigante de Fogo, os Campos Neutros. Nela, atuam os Junglers do time, coletando as buffs, Campos de XP, controlando as áreas no entorno da Erínia Dourada e do Gigante de Fogo, e realizando os Ganks sempre que possível para eliminar um adversário rapidamente e possibilitar que seu companheiro de equipe avance em sua lane.

Minions/Lacaios:

Ciclipe01.png
Minions / Lacaios Tradicionais
São os soldados e arqueiros que lutam corpo a corpo liberados na lane. A cada 30 segundos uma "Wave" de Lacaios sai de sua base em direção ao Titã inimigo. Os Lacaios atacam qualquer unidade inimiga em sua frente, seja divindade, lacaios inimigos, Torres, Fênix ou o Titã. Em ondas alternadas aparece um lacaio soldado corpo a corpo em uma versão Brutamontes mais forte que os outros menores.
Minions / Lacaios de Fogo
São soldados semelhantes aos lacaios tradicionais porém suas armas estão em chamas fazendo com que eles sejam mais fortes e resistentes que os tradicionais. Só aparecem quando a Fênix inimiga de sua rota for destruída e duram o tempo em que ela renasce.
Campos de buff
São campos da Jungle normalmente formados por 1 Troll grande e 2 Brutamontes menores, muito mais fortes que os Lacaios tradicionais. O maior, ao morrer, deixa um buff de poder que só pode ser pego pelo time que efetuou o último ataque. Normalmente esses lacaios são Ciclopes dependendo do modo de jogo
Smite cyclops by suburbbum-d71fc0m.jpg
Campos de XP
São formado por Fúrias, que são mais fortes que os lacaios tradicionais e mais fracas que os Buffs Camps. Apenas servem para aumentar o XP de quem as atacar. Existem dois centrais, um em cada lado da "Mid lane", contendo duas Fúrias grandes. E quatro menores, próximo as fênix centrais de ambos os times, contendo duas Fúrias pequenas e uma grande. Os junglers costumam "farmar" nestes Campos para evoluir rapidamente.
Gold Fury / Erínia Dourada
É uma grande Valquíria Dourada, o 2º lacaio neutro mais forte do jogo. Normalmente só pode ser destruído na metade do jogo e com uma reunião dos membros de um time. Somente consegue ser derrotada solo por um deus com level e build quase terminados. Ao ser destruída, concede um bônus de dinheiro e experiência para todo o time que efetuar o último hit.
Fire Giant / Gigante de Fogo
O lacaio neutro mais forte do jogo, quando morto, garante o Buff mais forte do jogo contra todas as torres e fênix para o time que executar o último hit. Este lacaio não deve ser atacado sozinho e nem sem planejamento com o time em nenhuma circunstância. Muitas vezes, quando um time derrota o Fire Giant, significa que o GG está próximo.

Guia Prático para Iniciantes

Embora formações diferentes possam funcionar muito bem, é muito difícil usá-las sem treino ou consentimento do resto do time. Assim, sempre que for disputar uma partida, tenha preferência em jogar na formação padrão.
Na formação padrão, cada um dos cinco deuses do time tem um papel diferente e completamente importante na partida.
Lembre-se que no modo Conquest/Conquista existem 3 rotas(Lanes): a Rota do Meio(Middle Lane), a Rota Curta (Short Lane) e a Rota Longa(Long Lane). Na formação padrão existem funções específicas que devem ser seguidas, com base nos deuses escolhidos: Suporte, Hunter, Mage, Jungle e Solo. Cada um possui sua particularidade e uma vital importância no time. Lembrando que isto não é uma regra ou obrigação, mas sim o padrão seguido pela grande maioria dos jogadores. Sinta-se livre para jogar como preferir.

Rota do Meio (Middle lane)

Midlane.jpg

Dificuldade: Simples
Exemplo de Deuses: Kukulkán, Rá, Cila, Poseidon

Nesta rota geralmente são encontrados deuses mágicos (Mages) em ambos os times, além de ser considerada a rota mais fácil para se jogar.

Dicas

  • Emboscadas
    Todo cuidado é pouco e o tempo todo você deve pensar muito antes de sair da proteção de sua torre. O Jungler adversário vai constantemente atacar sua rota e sempre vai esperar você ficar de costas para uma saída da jungle para atacá-lo.
    Experiência
    Esteja sempre um passo a frente de seu adversário. Tente limpar a onda de lacaios inimigos o mais rápido possível. Uma visita aos Campos de XP é sempre bem-vinda para coletar o pouco de experiência que se obtém matando os lacaios, e esta pouca quantidade pode fazer uma boa diferença mais para frente. Junte-se ao Jungle ou Suporte para coletar as Mid Camps, as Back Camps e o Red Buff que, geralmente, é destinado ao deus da Mid Lane.
    Vigias (Wards)
    Você não vai querer um Loki te surpreendendo a todo momento, ou mesmo um Ao Kuang realizando ganks constantes em sua lane. Portanto, é melhor prevenir. Compre wards abundantemente, e espalhe-as ao redor de sua lane. A Mid lane é a única rota que sofre com ganks de ambos os lados, portanto cuidado.
    Voltando à Base
    Controle muito bem o seu uso de mana e sua vida, do contrário você terá que voltar a base a cada minuto para adquirir mais alguns potes de cura e mana, o que fará com que seu inimigo empurre a sua rota facilmente. Isto não significa que você jamais voltará à base. Volte quando necessário, e sempre tentando manter as ondas de lacaios limpas antes de retornar à base.
    Saindo de sua Rota
    Nunca abandone a sua rota com o adversário nela sem uma real necessidade. Caso um aliado esteja em apuros e for possível salvá-lo, corra para ajudar mas fique de olho em sua rota, não deixando o inimigo avançar até suas estruturas.
    Jungle Aliado
    O Jungle aliado estará frequentemente em sua rota, seja para emboscar o seu oponente ou vir ajudá-lo quando o jungle adversário lhe gankar. Em alguns casos, as rotas laterais podem estar com problemas, o que significa que ele poderá não participar tanto de sua lane. Seja paciente, comunique-se e saiba olhar o Mapa. Programe-se com o jungle sobre as possíveis emboscadas ao adversário.
    Importância
    Embora jogar na rota do meio pareça mais fácil do que nas demais, não se engane. A rota do meio é a mais importante em relação técnica do jogo. Perder uma torre central pode significar retroceder muito no jogo e seu time ter de jogar recuado por isso.

Rota Curta (Short Lane)

Shortlane.jpg

Dificuldade: Difícil
Exemplo de Deuses: Nu Wa, Vamana, Osíris, Loki

Na rota curta joga-se apenas 1 jogador assim como na do meio. Jogar nesta rota significa um combate agressivo como em duelos 1x1. Nesta rota geralmente encontra-se jogadores individualistas que preferem um estilo de jogo controlado ao seu ritmo. Não existe convenção para qual tipo de deus é o ideal nesta lane, podendo variar desde um Guerreiro até um Hunter ou Mage. Assim, é provável que você dispute em algumas partidas esta rota contra deuses com habilidades que vão se sobressair em relação as suas, os chamados Counters. Isso tornará a disputa da rota ainda mais difícil, por isso a experiência com uma grande quantidade de deuses é essencial.

Dicas

  • Tipos de Deuses
    Não existem tipos específicos para esta rota, o que significa que você poderá jogar contra deuses mais ou menos fortes em relação ao seus. Algumas habilidades são muito bem vindas nesta rota de qualquer forma.
    Mantenha-se Vivo
    Haverão bastante confrontos nesta rota, verdadeiros duelos de 1x1, ou até 2x2 quando os junglers de ambos os times encontrarem-se juntos aos seus solos. Às vezes tornará-se muito difícil matar o adversário ainda que você o ataque constantemente, mas nunca se desespere em matar o inimigo pois morrer pode custar uma torre ou um objetivo. Tenha em mente que você terá que limpar a onda de lacaios rapidamente e constantemente, então escolha um deus com facilidade nesse aspecto. Habilidades de cura são sempre bem-vindas também.
    Jungler
    É muito comum o jungler iniciar o jogo junto ao solo para ganhar experiência e assim sair realizando ganks e limpando a jungle, mas não se acostume com sua presença. Assim que possível, ele irá sair e pode demorar a voltar. Também é comum que os junglers fiquem na selva entre a sua rota e a do meio, fique de olho no mapa e planeje emboscadas com o jungler.
    Importância
    A Importância dessa rota é a menos importante em questões técnicas, o que não quer dizer que ela não seja importante, entretanto essa é a rota mais difícil de jogar. Em um bom andamento de jogo, esta rota pode facilmente ser a primeira a cair.
    Saindo da Rota
    Por serem mais habilidosos significa que após derrubar a primeira torre, você irá ajudar a realizar emboscadas, batalhas em grupo e visitar acampamentos de buff, experiência e objetivos. Faça um bom uso de suas habilidades para realizar emboscadas, dar um dano considerável nas torres de outras rotas ou mesmo matar alguns oponentes fora de posição.
    Destruir Torres
    É recomendado (não obrigatório) que seu deus tenha a característica de levar as torres rapidamente, pois ao longo da partida o Solo e o Hunter aliado juntos levarão torres excessivamente rápido o que significará uma grande dor de cabeça ao outro time.
    Vigias (Wards)
    Comprar Wards é essencialmente importante para todos. Assim, você irá evitar emboscadas inimigas, e ajudar a proteger objetivos.

Rota Longa (Long Lane)

LongLane.jpg

Dificuldade: Média Deuses mais utilizados: Xbalanque, Apollo, Neith, Anhur, Ah Muzen Cab.

A Rota longa é onde exige um combate bem estratégico e é a rota onde uma batalha de x2 é decidida. Nessa rota joga-se normalmente um HUNTER e SUPPORT (Guardian ou um Healer). Outras combinações também são aceitas mas é necessário tomar cuidado para evitar que seu time tenha 4 mágicos e 1 físico ou o contrário, é necessário Balancear. Essas Dicas serão apenas para o formato convencional.

Dicas para o Hunter

  • Paciência
    Seu personagem com todos os itens comprados será um dos mais fortes da partida, então não se afobe em matar e sim em ganhar dinheiro.
    Lacaios
    Alguns jogadores de Support não irão se preocupar e nem atacar os lacaios pois eles simplesmente desperdiçarão mana e não darão dano relevante aos lacaios, assim preocupe-se com os lacaios afinal quanto mais mata-los mais forte seu god ficará.
    Itens de Estoque/Stack
    Convencionalmente os Hunters em Conquest devem preferir itens de Stack pois quando estiverem cheios esses itens sua força aumentará significativamente. Alguns itens de stack perdem seus stacks se a cada morte, se vc não estiver conseguindo manter ele cheio, venda esse item e troque por outro sem stacks pois vazios esses itens são mais fracos que os convencionais.

Quando seu parceiro for um Guardião será mais fácil manter esses tipos de itens mas quando seu support for um mago prefira builds convencionais.

  • Comunicação
    Sempre se Comunique-se com seu parceiro de rota e com o time, não tire os olhos do mapa
    Ficando sozinho
    Seu suport deve ir a base mais vezes do que você ou simplesmente ajudar outra lane, quando isso acontecer mantenha-se defensivo até que ele volte.
    Atacando torres
    Ao longo da partida seu personagem se torna muito forte, outros jogadores irão evitar enfrenta-lo sozinhos, ainda sim sua habilidade de levar torres rapidamente lhe da outra tarefa importante ao longo da partida, a de levar as torres de outras rotas.

Quando eu time estiver segurando outras rotas comunique-se com eles e avise que vai tentar levar uma torre sorrateiramente, empurre os seus lacaios até a torre para ataca-la e cuidado assim que o time inimigo assim que perceber virão ao seu encontro, evite as batalhas nesse momento esconda-se e volte direto para base, usando todas as habilidades possíveis para fugir se necessário. Espere o inimigo se descuidar e tente novamente. Eventualmente receba ajuda do Solo que juntos derrubarão a torres muito rápido ou ajuda do Guardião que ira entrar na torre e receber dano até que vc derrube a torre.

  • Ativadores/Actives
    Hunter em conquest são os que menos precisam de itens ativadores fixos, mais não termine a partida sem eles, itens ativadores são muito importantes durante a partida.
    Estilo de jogo
    Defina seu estilo de jogo e certifique-se que o support lhe acompanhem ofensivamente ou defensivamente.

Dicas para o Support:

Dificuldade: Simples Deuses mais utilizados: Ymir, Geb, KumbaKarna, Athena

  • Ajudar
    O Support existe exclusivamente para ajudar outros gods, ou a sobreviver ou a preparar os inimigos para que eles matem. Assim nunca se preocupe com kills e K/D, preocupe-se com o K/D do time como um todo e em dar a maior quantidade de assistências possíveis.
    Sempre a Frente
    Quando jogar com um guardião evite ficar atrás do seu parceiro Hunter.
    Ouro/Gold
    A prioridade do ouro de sua rota é principalmente do seu parceiro evite levar hordas inteiras de lacaios e principalmente nunca roube a kill do seus parceiro de rota. É comum ter mais dificuldade para fechar sua build.
    Tankar as Torres
    Lembre-se as torres dão dano físico, logo só deve tankar uma torres quando seus itens de defesa fisica forem suficientemente altos.
    Lacaios
    Tome cuidado com os lacaios, no começo da partida eles podem tirar um dano considerável, e no caso do hunter estar fazendo itens de Stack permita-o matar os minions.
    Vigias/Wards
    Eis mais uma de suas missões, além do pouco gold que vc terá ainda terá a missão de espalhar vigias pelo caminho e esse é um dos seus papéis, eventualmente seus aliados irão ajuda-lo.
    Sem Defesa Sem se Arriscar
    No começo da partida Guardiões tem pouca defesa, tornando os tão vulneráveis quanto qualquer deus, assim evite o arriscar-se no inicio, após fechar seu primeiro item de defesa você pode se arriscar mais. Sempre compre itens de defesa baseado nos seus adversário, como guardião você não deve se preocupar em efetuar dano nos inimigos.
    Hands of God
    Por convenção da comunidade o Support deve sempre comprar o item ativo Hands of God.


Dicas da Rota Longa

  • Importância
    Essa é a segunda rota mais importante, pois perder torres significa que até 2 deuses adversários podem emboscar outra rota e prejudicar o time todo.

Entretanto, normalmente essa é a rota onde as batalhas costumam ser mais equilibradas, assim irão demorar para ser derrubadas (Há exceções)



Jungle/Selva

Dificuldade: Dificil Deuses mais utilizados: Thanatos, Mercury, Freya, Loki,Hun Batz


É na selva em que um assassino, o "Jungle" deve aumentar seus leveis e emboscar os inimigos sempre que possivel. Bons "Jungle" são o terror das rotas e péssimos Jungles são decisivos para a derrota. Entenda como a jungle funciona e evite ela se não tiver experiencia de jogo.

  • Classe do Deus
    Embora a classe assassino seja a mais recomendada é extremamente comum ver Magos, Guardiões e Guerreiros assumindo essa função, mudança que é extremamente aceita.
    Inicio da Partida
    O Pior momento para o jungle é chegar ao level 5, pois ele deve subir de nível numa corrida alucinada para estar sempre a frente do "Jungle" inimigo, neste momento é preciso olhar o mapa, evitar emboscada e evitar o "Jungle" inimigo de pegar seus buffs.
    Itens Iniciais
    Você terá que Atacar os acampamentos de Buffs constantemente sozinhos, por isso prefira usar o item Bumba Mask e se possível o Hands of God.
    Level 5
    Quando alcançar o level 5 olha para o mapa e planeje sua primeira emboscada.
    Quem Emboscar
    Essa escolha é dificil mas você pode adotar as seguintes regras:
    Treino
    Uma boa pratica para treinar é jogar Conquest Pratice e pegar level 5 nas jungles o mais rápido possível com cada deus e descobrir quanto tempo e esforço será necessário para alcançar o level 5.
    Presença
    Sua presença é intimidadora e para o time adversário saber que o jungle esta por perto pode deixa-los jogando defensivamente.
    Avise
    Sempre que for emboscar avise a rota, o aliado irá deixar o inimigo avançar e deixar as costas dele desprotegidas para efetuar o ataque rapido.
  1. Suas Rotas prioritárias para emboscar é a rota do meio e a rota do Solo.
  2. verifique se algum deles está tendo muita dificuldade procure ajuda-lo ou simplesmente aparecer para o adversário saber que você pode estar por lá.
  3. No inicio, verifique se o inimigo ainda não alcançou o level 5 e de prioridade em mata-lo.
  4. Verifique quem está com a menor quantidade de saúde.
  5. Prefira atacar os leveis Menores que o seu.




Dicas Gerais

  • Matar ou Morrer?Não
    Morrer sempre é muito pior do que não Matar e Matar é pior do que levar uma torre, não se arrisque a matar se for perigoso o bastante para causar sua morte.
    Testando Deuses
    Evite testar deuses nesse modo, as partidas nesse modo duram muito e se você jogar com alguem que esta aprendendo irá prejudicar seu time por longos minutos.
    Estilo de jogo
    Jogar defensivamente ou ofensivamente é o estilo de cada um, mas a partida pode tender seu estilo de jogo para algum outro lado, identifique isso o quanto antes.
    Agrupe-se
    Ao decorrer da partida tornara-se cada vez mais constante a batalha entre grupos de adversários portanto evite andar pela jungle sozinho.
    Lacaios(Minions)
    alguns deuses tem bastante facilidade em levar ordas inteiras de lacaios, enquanto outros vc precisará se esforçar mais com ataques básicos.

Tome cuidado os Minions no inicio da partida podem tirar uma quantidade significativa de saude portante não se descuide e tente o mais rapidamente possivel melhorar sua melhor habilidade que varra os lacaios de sua rota.

  • Saidas do Inimigo
    sempre que seu inimigo sair da rota AVISE A TODOS de seu time ainda que ele tenha apenas voltado para base. Quando o inimigo sair você terá algumas opções, voltar junto para base para comprar itens e recarregar suas energias, atacar a torre inimiga sempre com muito cuidado para não ser emboscado por outro jogador adversario principalmente pelo jungle e por fim você pode optar em avançar apenas seus lacaios para a torre e ficando numa posição mais segura. Saiba definir qual a melhor opção para cada momento diferente.
    Mudar a formação
    Mudar completamente a formação pode ser desastroso ou muito eficiente, mas só irá funcionar se o time inteiro estiver bem alinhado.
    Buffs Iniciais
    Informe-se e Decore os buffs iniciais, eles são importantes e o resto do time espera que você ajude-os a conseguir.

Season 2

Durante o ano de 2015 Hi-Rez implementara o novo mapa da conquista, varias mudanças acontecerão ao mapa da conquista em destaque estão:

  • Todos os camps, incluindo a Erínia dourada e o gigante de fogo não recuperam vida instantaneamente quando é abandonado, agora eles recuperam 10% de vida a cada 15 segundo, e podem atacar quando voltam para o mapa.
  • Quando estão fora de combate, os camps não vão tomar dano de ataques fora da área de alcance não causarão dano.
  • O buff de ataque e de speed do lado da ordem foram trocados e agora estão alinhados no mapa.
  • O speed buff (laranja) agora não aumenta cadencia.
  • Os mana buffs perto da erínia dourada foram substituidos por attack speed buff(roxo). este buff aumenta 15% a cadencia.
Gigante de fogo
  • O campo do gigante de fogo agora está mais aberto para as team fights.
  • O gigante de fogo agora usa ataques de curta e longa distancia.
  • O gigante de fogo agora tem duas novas habilidades:

Lava flow(nome não definido)

  • O gigante de fogo faz um poderoso ataque em linha reta que causa grande dano ao inimigo, e joga para cima.
*Erro:esse ataque deveria causar lentidão, mais atualmente não faz.
  • Magma pool
  • O gigante de fogo cria uma piscina de lava para cada inimigo no seu alcance. a piscina de lava cria dano por tempo.
Fases das lanes
  • O jogador que sair da área de recompensa por assistência não recebera oura pela assistência, mesmo causando dano no lacaio ou camp antes de morrer. O mesmo não se aplica quando se mata um deus inimigo
  • O jogador ainda recebe recompensa inteira pelo ultimo-golpe.
  • A área da recompensa por assistência foi reduzida de 80 pés para 60 pés.
  • As torres não removem todo o ouro por causar dano nele, mais reduz o ouro em 50%.
*Erro:Atualmente a redução não acontece, então o ouro continua inalterado.

Outros erros

  • O mini-mapa ainda mostra o attack speed buff como mana-buff
  • O nome do Gigante de fogo está errado.
  • Lacaios passarão pela Fênix sem atacar.

Season 3

Em 2016 o mapa da conquista sofrera algumas mudanças para deixar o jogo mais dinâmico:

  • mudanças na selva
  • O speed buff foi retirado e sera substituído por espíritos de fogo.
  • As erinias foram colocadas mais para frente.
  • Rota curta ganhou novas aberturas para que o solo possa se mover melhor no mapa

Curiosidades

  • Ao invés do Gigante do Fogo, nas primeiras versões do mapa o minion no lugar era nada menos que o Kraken do Poseidon e ele ainda regurgitava uma gosma verde

Kraken e o Gigante do Fogo

  • Os Atuais Titans vieram substituir o antigo Minotauro.

Minotauro, substituído pelos Titãs

  • Na 2ª Versão do Mapa era possivel ver um troll face nas paredes de proteção do Fire Giant.

Troll Face

  • Existe um easter-egg de twitch plays pokemon no mapa do conquest que só pode ser visto em spectator mode:

Praise Helix

  • O mapa da conquista da season 2 tem a primeira vez que a fenix sofre uma mudança drástica desde o lançamento de Smite:

A fenix do lado da ordem A fenix do lado do caos

Versões do Mapa